Velhos Tempos: “Batatoon”

Lembras-te do “Batatoon”? O programa infantil que passava diariamente na televisão independente”? Eu cá lembro-me bem, aliás cresci com ele, ver o batatinha e o companhia era quase uma terapia para mim quando era miúdo.  No artigo de hoje, farei vocês voltar atrás no tempo, recordando este magnífico programa que me entretia quando era mais novo.

Batatoon teve a sua primeira transmissão em novembro de 1998, e foi exatamente nesta primeira transmissão que ficamos a conhecer os palhaços “Batatinha” e “Companhia”, equipa essa que já tinha trabalhado em conjunto no programa “Circo Alegria” da RTP e no programa “Vamos ao circo” de 1994.

01

No programa víamos então esta dupla nas suas brincadeiras, sketches e é claro sempre intercalando  com vários desenhos animados, afinal eu sei que tu também carregavas no botão com ele.

Já agora, falando de desenhos animados, vamos falar de alguns que por lá passaram. Começando então com Samurai X, A lenda de Zorro, Dartacão, Digimons Adventure, Navegantes da Lua, As PowerPuffs Girls, Aba o pequeno samurai, entre outros.

02

Vamos agora falar o “Merchandising”, pois devido ao enorme sucesso deste programa, houve muita coisa que chegou mercado, desde CDS, estojos, Bonés, Lancheiras, revistas , entre muitas outras coisas.

Aliás muitas das músicas lançadas na época foram enormes Hits, e até mesmo hoje em dia são cantadas por jovens crianças que nunca tiveram contacto com o programa. Afinal quem não se lembra da música parabéns….

E foi assim, durante os 4 anos seguintes, o programa liderava audiências, mas não sabe muito bem o porque, o programa deixou de transmitido do nada.

Com este acontecimento, teoriza-se que o fecho do programa deveu-se a uma zanga que o batatinha e companhia tiveram durante o programa, existe até quem diga que houvera até agressões físicas, mas no entanto, não existe nada que comprove este acontecimento, nenhum registo audiovisual, nem nenhum meio de  comunicação chegou a falar disso e sejamos sinceros, um acontecimento assim teria proporções enormes, afinal crianças ficariam chocadas, e não estou mesmo a imaginar o correio da manhã a fugir de uma notícia destas.

Mas então qual foi a causa deste acontecimento? Pelas palavras de companhia, a culpa fora da produtora devido a causas contratuais. Aliás pelas palavras dele, ele afirma que era de vontade dele e do batinha voltar aos ecrãs, mas que devido a esse acontecimento, seria muito difícil voltar a acontecer.

Quatro anos depois, temos uma tentativa de trazer “Batatoon” de volta, desta vez como uma roupa nova, novos cenários, e rubricas diferentes. Falando ainda que desta vez tínhamos apenas o “Batinha” com apresentador do programa, mas isto durou pouco, tendo sido cancelado algumas emissões depois devido a baixa audiência.

03

Logo de seguida a revista do Batatoon é também cancelada, terminando então na edição 147. Mesmo depois de tantos problemas, a marca Batatoon continua a sobreviver como circo, onde a atracão principal continua a ser o nosso batatinha.

Já sobre o companhia, não sei grande coisa sobre o seu paradeiro, sei que em 2011 ele juntou-se com o Batatinha para um reunião, onde chegaram até a gravar um pequeno um vídeo em conjunto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *