OS STOP MOTION DA MINHA INFANCIA

Ultimamente tenho pensado imenso em trazer conteúdo mais nostálgico aqui para o canal, e foi a pensar neste tema, que acabei por criar rubricas, como a série “Quem deu a voz” e “os momentos mais marcantes”.  No entanto, gosto de variar e por isso mesmo decidi criar uma rubrica nova, uma espécie de listas nostálgicas baseadas com o que vinha quando era mais novo.

Para estreia desta rubrica decidi falar de animação, só para variar um bocado(Neh?). Só que desta vez será sobre um estilo de animação que eu adoro, mais propriamente o “Stop-motion”, uma técnica que visa em construir um filme, simplesmente juntando imagens, o famoso frame a frame. Conheça então os stop-motion da minha infância no artigo de hoje!

01

Começo então esta lista com a famosa “Fuga das Galinhas”, um filme feito pela Aardman Animations em parceria com a DreamWorks. Ele conta a história de grupo de galinhas que tentar fugir de um galinheiro, no entanto, após várias tentativas falhadas, um galo capaz de voar chega ao galinheiro com a promessa de ensiná las a voar para assim conseguirem escapar, mas será que vão conseguir?

O filme acaba por carregar uma mensagem única, existindo até no galinheiro várias referências aos campos de concentração da segunda guerra mundial.

02

O segundo lugar desta lista foi feito pela mesma empresa, e nome dele é “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelhomem”.  O filme conta a história de Wallace, um homem viciado em queijo que vive junto do seu fiel companheiro “Gromit”.

Num tom bem humorado, o filme revela-se uma comédia autêntica, proporcionando momentos únicos que até hoje guardo na minha mente.

03

O terceiro lugar desta lista pertence a “Tim Burton Apresenta o Estranho Mundo de Jack”, filme esse que foi realizado por Henrry Slinck. Ele apresenta-nos então o mundo de Jack, um esqueleto que vive numa cidade conhecida por ser a cidade do Halloween, no entanto, este nosso esqueleto está farto de autorizar as pessoas, e que chegou finalmente a altura de se reformar, mas tudo muda quando ele encontra pela primeira vez o sentimento natalício.

Contudo, a que também destacar este filme pela sua excelente produção, já que até nos dias de hoje ele é usado como exemplo quando falamos em stop-motion.

05

No quarta lugar nesta lista temos “Coraline e a Porta Secreta”, um filme de 2009 mas que ainda assim apanhou ainda uma parte da minha infância, merecendo então o seu lugar nesta lista. O filme danos a conhecer a história de “Coraline”, uma criança que acaba por atravessar um portal para um universo alternativo.

Também a que referir que o filme é muito bem produzido, e apesar da sua temática ser infantil, ele apresentados mensagens únicas, e algumas bem assustadoras.  

04

Para terminar, temos o filme “A Noiva Cadáver”, sendo também mais um dos grandes sucessos do Tim Burton. Aliás, ele possui enormes semelhanças com “o Estranho Mundo de Jack”, havendo até teorias que ambos os filmes passam no mesmo no universo.

Já sobre a história, ele dá nos a conhecer duas famílias que procuram pagar as suas dívidas através de um casamento, mas tudo muda, quando por engano um dois noivos acaba por pedir em casamento uma mulher assassinada pelo seu ex marido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *