ANIMES QUE ERAM VISTOS PELOS TEUS PAIS

Hoje em dia a cultura japonesa já está bem ambientada entre nós, afinal é mais fácil encontrar um “Otaku” a cada 1000 pessoa nos dias de hoje, do que era a uns 20 anos atrás. O que quero dizer com isto é que nos dias de hoje é muito mais fácil distinguirmos as coisas, neste caso falo-vos de animação.

Mas nem sempre foi assim e antigamente as animações não tinha um tipo específico de arte, por isso animes podiam-se facilmente misturar com uma animação europeia ou americana.  No artigo de hoje irei entanto falar de alguns desenhos animados que tu ou os teus pais viam quando eram mais novos, sem terem noção que os mesmo eram de origem japonesa.

Quero começar com o “Bocas”, a animação que contava a história de um Boi que vivia tranquilamente na sua quinta juntamente com a sua amiga tartaruga Ted.

O anime baseada-se numas colunas de um jornal Holandês, criadas por Will Raymakers. No total foram produzidos cerca de 102 episódios, e a sua sua primeira transmissão em portugal foi feita em 1989 no Programa Brincar Brincando da RTP.

01

O segundo desta lista detém o nome “As Aventuras de Tom Sawyer”, uma adaptação japonesa do conto que já todos conhecemos.

O Anime então aborda as “As Aventuras de Tom Sawyer” de uma maneira única e diferente, eu próprio revi a animação a pouco tempo e experiência foi fantástica, é sem dúvida uma animação intemporal. O pior de tudo acaba mesmo por ser a música, é que se ouve uma vez e depois não sai da cabeça.

Para quem se pergunta, o anime foi transmitido inicialmente na RTP2 no programa “Agora Escolha”, que era apresentado por Vera Roquette.

02

O terceiro lugar desta lista pertence a Marco do Apenino aos Andres, uma anime que passa uma mensagem única e que ainda hoje me lembro dela como fosse ontem.

O Anime decorre então em Itália durante a época de depressão de 1981 onde a  economia estava a decair ao máximo, trazendo então vários problemas a várias famílias daquele país.  A história foca-se então numa dessas família, mais propriamente a de Marco… Um rapaz que vive junto da companhia do seu irmão e pai, pois a mãe dele trabalha fora do pais para assim conseguir ganhar dinheiro para os seus filhos. A dada altura a família deixa de receber a correspondência da mãe, e sabendo que a mãe dele estava doente, Marco acaba por pensar o pior.  

Apesar de a animação não transmitir grande aperto este é daqueles animes que sem dúvida vai te fazer pensar, e é sem dúvida um anime que recomendaria assistir a malta mais nova. 

Falta-me falar ainda que o anime teve a sua estreia em Portugal em 1977, na RTP.

03

O Penúltimo desta lista pertence a Heidi, o anime da menina que foi “Enviada” aos Alpes Suíços pela sua Tia Dete já que a mesma não tinha forma de cuidar dela. Ele ficou então ao cuidado do seu “Avô” que era conhecido por uma pessoa antipática com o resto das pessoas da sua aldeia, aliás julgavam até que ele era capaz de matar.

Aos poucos Heidi vai conquistado o coração do seu avô, levando-o então consigo para várias aventuras. Assim como anterior, esta também trás uma mensagem linda, aliás por este motivo é que recomendo imenso as animações infantis japonesas, porque todas trazem uma mensagem…Não é como as porquinhas pepas da vida.

Já a sua transmissão foi feita também na RTP, até porque as outras emissoras só começaram aparecer no meio da década de 90.

04

Termino esta lista com a “Dartacão”, um anime único e que duvido que não saibas o genérico dele. O Anime dava-nos então a conhecer toda a trajetória de Dartacão desde criança até a sua fase mais adulta onde ele se consegue tornar um verdadeiro “Moscãoteiro”.

São mais de 52 episódios, e foi transmitido na RTP em 1987 também no programa Agora, Escolha.

05


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *