O Pior Filme de Todos os Tempos

Já que falei dos melhores filmes de todos os tempos, está na hora de balançar com o completo oposto.

Querem saber qual é o singular pior filme de sempre? Estão com azar, porque tal como com a ideia de um melhor filme de sempre, há sempre vários e não apenas um. O primeiro detentor deste título tão disputado foi Reefer Madness em 1936, um filme sobre o perigo do consumo de Marijuana.  A substancia é na narrativa culpada por suicídios, violações e morte. Mas o verdadeiro rei do pior apareceu apenas mais tarde: Ed Wood.

Plan 9 1024x389

Ed Wood fez vários filmes durante os anos 50 a 70 e tinha uma grande paixão pelo cinema…mas fazia filmes tão mal. O seu magnum opus surgiu em 1959 com Plan 9 From Outer Space. Este filme era incrível, com erros de lógica logo no início e microfones que até apareciam em cena. Mas Ed Wood conseguiu o envolvimento do lendário Bella Lugosi, conhecido pelo seu papel de Drácula nos anos 30 e 40. Esperava-se que o nome de Lugosi fosse usado para se poder fazer do filme um sucesso.

Infelizmente, houve um pequenito problema: Bella faleceu antes das filmagens terem sido concluídas. Por isso, Ed Wood teve de arranjar formas criativas de circundar isso. Uma das suas soluções foi ter atores diferentes a substituir Lugosi, mas de cara tapada.

Assim foi criado um dos piores filmes de sempre…e ficámos todos a ganhar com isso.

Troll 2 1024x389

Troll 2 foi a próxima grande pérola. Uma das razões de ter falhado foi o facto de a equipa de produção ser italiana e não falar inglês…apesar de o elenco ser americano. Mas felizmente, o ator Michael Stephenson que protagonizou o filme acabou por se tornar num dentista e tem uma boa relação com fãs do filme. Pelo menos este fracasso não arruinou a vida de ninguém…

Agora, finalmente chegámos ao início do século XXI, quando apareceu o novo rei: Tommy Wiseau. Este ator, realizador, argumentista e produtor tornou-se numa lenda graças a The Room. A produção disto é tão estranha que no ano passado até houve um filme focado no seu desenvolvimento (Um Desastre de Artista). Entre alguns dos problemas havia o facto de terem filmado o projeto com duas câmaras de formatos diferentes e o facto do realizador ser podre de rico e ninguém saber de onde esse dinheiro tinha vindo.

room 1024x389

Depois disto, as últimas décadas têm-nos dado novos grandes filmes maus. Houve ainda Birdemic, um tributo a Os Pássaros, de Alfred Hitchcock. Também houve Sharknado, sobre um tornado de tubarões. Mas isso foi feito pela Asylum, um estúdio que faz filmes maus de propósito, o que tem menos charme do que acidentes.