PRAGUE, CZECH REPUBLIC - MARCH 27: (EDITORS NOTE: Image has been converted to black and white.) Director Tim Burton attends a press conference prior to a press preview of his exhibition 'The World of Tim Burton' on March 27, 2014 in Prague, Czech Republic. The exhibition, which runs until August 3, will feature 500 of Burton's drawings, paintings, photographs, sketchbooks, moving-image works, and sculptural installations. (Photo by Matej Divizna/Getty Images)

Filmes que têm fama de ser dirigidos pelo Tim Burton

Tim Burton é sem dúvida das pessoas mais influentes que temos nos cinemas de hoje, especialmente em relação às suas produções em STOP-MOTION. Contudo devido o seu estilo ser muito parecido em diversos filmes ele acabou por ficar com os créditos do mesmo e hoje vamos desvendar alguns deles.

The Addams Family

The Addams Family é um dos melhores filmes de terror para crianças dos anos 90. Apesar de ter uma certa parecença com os filmes de Tim Burton, ele não terá tido nenhuma influencia no filme, mas no entanto são bastantes vezes que lhe são atribuídos os créditos do mesmo.

9

9 foi um filme de animação produzido por Burton e Timur Bekmambetov, uma dupla famosa por ter produzido uns dos melhores filmes russos, Night watch. No entanto não é esta dupla que dirige o filme como se pensa muitas vezes, pois na realidade o filme é dirigido por Shane Acke e baseou-se na sua própria curta metragem para criar este filme.

James and the Giant Peach

James and the Giant Peach foi a segunda colaboração Burton e dirigido por Henry Sellick. No entanto, notamos algumas semelhanças em relação aos filmes dirigidos por ele, contudo o filme é muito mais colorido e mais alegre fugindo então ao estilo gótico de burton. O director trabalhou neste filmes em dois níveis, um mais obscuro e outro mais atraente ao publico mantendo o mesma narrativa mas como visuais diferentes.

Coraline

Coraline é um filme baseado num livro infantil do Neil Gaiman, contudo foi no cinema que alcançou o tão esperado grande publico. Este filme alem de ter feito chorado muitas crianças, foi também a origem de muitas controvérsias. Uma delas ronda também o facto de apesar do nome de burton estar presente, sendo que ele não teve nenhuma participação do mesmo. Graças isso os verdadeiros realizadores do filme ficaram ofuscados.

The Nightmare Before Christmas

The Nightmare Before Christmas, é tecnicamente um filme pertencente a Burton, pois foi ele que escreveu o poema em que o filme foi baseado, alem disso tambem projectou todas as personagens e a sua localização. Contudo, o Henry Sellick estava também presente e uma vez que o Burton estava envolvido também com o filme Batman Returns, o nosso Sellick acabou por ter contribuído mais pelo desenvolvimento do filme, podendo então considerar este o verdadeiro génio por de trás deste filme.