O Anuncio dos Estúdios Avatar deixou os fãs completamente malucos, finalmente depois de vários anos vamos poder ver uma expansão do universo animado nos pequenos ecrãs novamente.

Quando a serie original terminou, Avatar: A Lenda de Aang, foram deixadas várias aberturas para a serie continuar. Sendo que uma delas esta relacionada com o paradeiro da Mãe de Zuko e Azula.

Durante a serie, pouco sabemos sobre a progenitora do príncipe e a princesa do Reino do Fogo, apenas sabemos que ela era uma senhora cheia de compaixão pelos seus filhos e que os queria proteger acima de tudo.

Outra coisa que é bem evidente, é a relação entre os dois filhos com a sua mãe, cada um bom carrega uma opinião diferente e uma vivencia diferente. Azula sentia que não era amada da sua mãe, enquanto Zuko sentia exatamente o contrario.

Esta vivencia acaba por ser muito importante, pois na serie conseguimos reparar que os dois carregam opiniões bem distintas e parte dessas diferenças estão refletidas através do seu passado.

Quem é a mãe do Zuko?

Este é o segredo que ficou escondido dos fãs que viam apenas o anime, sendo que a resposta já foi dada através de algumas bandas desenhadas. Em the search, ficamos a saber várias informações sobre ela e de como se juntou ao Senhor do Fogo Ozai.

O nome da Mãe do Zuko é Ursa e é neta do Ruko, o Avatar anterior ao Aang e tudo o que sabemos pela animação é que ela foi banida da Nação após ter evitado a morte do seu filho. Através da Banda Desenhada, eles desenvolveram a historia do seu passado e de como foi o seu encontro com seu filho após o seu desaparecimento.

Porque foi banida?

O Avô de Zuko, Senhor do Fogo Azulon, tinha ouvido uma profecia que indicava que os descentes de Avatar Roku seriam detentores de uma grande poder. Por isso mesmo, Azulon não poupou esforços em encontrar um desses descendentes.

Depois de vários esforços ele acaba por encontrar Ursa e apesar de ela já estar noiva, ela acabou por ser obrigada a deixar o seu noivado para casar com o Ozai, que na altura era apenas um príncipe da Nação do Fogo.

Algum tempo depois, o filho de Iroh, irmão de Ozai morreu numa guerra. Este acontecimento fez com que ficasse muito traumatizado e Ozai não perdeu tempo em tentar ocupar o lugar do seu irmão como herdeiro ao torno. Devido ao confronto, o Senhor do Fogo ordena a Ozai que matasse o seu filho para que sentisse a mesma dor do seu irmão.

É claro que Ursa não gostou da ideia e após descobrir que o seu filho seria morto pelo seu próprio pai, ela decide celebrar um acordo com Ozai. Em troca da vida do filho, Ursa faria uma opção que mataria o Senhor do Fogo, dessa forma o seu marido poderia subir ao poder. Ozai acaba por aceitar esse acordo, mas na condição que ela abandonasse as terras da Nação do fogo após a morte do Azulon. Ela teria que deixar os seus filhos e nunca mais iria poder velos.

E depois o que aconteceu?

Ursa foge então do Palácio da Nação do Fogo e refugia-se na aldeia natal onde nasceu. Enquanto vivia por lá, ela conheceu um novo amor chamado Noren. Num contexto breve, Noren era originalmente o Ikem, o noivo de Ursa. Para poder fugir á ira do Senhor do Fogo, ele acabou por esconder o seu rosto através Koh, um espirito conhecido por roubar os rosto.

Ursa acabou por fazer um acordo semelhante, no entanto, houve algumas diferenças. Ela não perderia so o rosto, como também todas as memorias passadas no Palácio da Nação do Fogo. Ela deixaria de ser Ursa e passava a ser Noriko. É claro que esta mudança teve várias consequências, ela esqueceria a existência dos seus dois filhos.

Noriko e Noren acabam por viver uma vida de paz na aldeia e alguns anos depois acabam também por ter uma filha chamada Kiyi.

Reencontro

Zuko acaba por encontrar Noren e Noriko, contudo ele no inicio nem sonha quem são estas duas pessoas. Só depois de descobrir a verdade através do Koh, é que decide regressar á aldeia e contar a verdade á sua mãe.

Ursa sabendo isso decide recuperar o seu rosto e com isso todas as suas velhas memorias são restauradas, Mãe e filho estavam finalmente reunidos. No entanto, Azula não viu esse regresso deforma muito calorosa.

Azula, teve um desenvolvimento perigoso na serie animada e depois de ter acabado sozinha, ela começou a viver da sua própria loucura. No meio de tanto sofrimento, ela acaba por culpar a mãe por tudo o que passou e tenta até mata-la durante a historia mas Zuko consegue protege-la e Azula acaba por não ter outro remedio senão fugir.

Por fim, Ursa e o Zuko acabam por ter uma longa conversa. Mais tarde, Ursa acaba mesmo por regressar ao Palácio da Nação do Fogo, onde se encontra com o seu ex-marido. Os dois trocam olhares e acabam por ter uma pequena discussão.

Apesar de preso, Ozai continua com um ego enorme e Ursa percebe isso, percebe que ele é só um homem pequeno e continuara a sê-lo. A cena termina com o Ozai a suplicar que seja libertado enquanto Ursa abandona a prisão sem olhar para trás.

Author

Criador do Projecto "Sem Bilhete", fanático pelo audio-visual e apaixonado por Animação. Desde muito cedo tenho uma ligação forte com este meio, pois cresci em volta dos filmes que passavam na televisão. Além disso sou também um fã de tecnologia e um coleccionador de VHS.

Deixa um Comentário!