A versão de realizador de Zack Snyder de Liga da Justiça pode finalmente ter visto a luz do dia, mas uma grande parte dos planos originais para os filmes da DC mudou. Sendo assim, vários filmes que teriam feito parte do SnyderVerse acabaram por ser cancelados.

Em princípio, estes filmes teriam seguido um estilo semelhante ao dos filmes de Snyder, antes da DC ter optado por um caminho com filmes mais cómicos (Shazam!). Mulher Maravilha (2017) e Aquaman (2018) foram lançados ainda com alguma supervisão por parte de Snyder, de modo a manter continuidade. Mas Esquadrão Suicida (2016) foi uma obra que sofreu com a Warner Bros. ter começado a tentar sair do estilo de Snyder e a forçar o seu realizador David Ayer a lançar um filme diferente do que este tinha originalmente planeado.

Mas entretanto, houve outros projetos que foram cancelados.

O Batman, de Ben Affleck

Antes de Batman V Superman ter sequer chegado aos cinemas, foi anunciado que Ben Affleck estaria a escrever, realizar e protagonizar num filme que seguiria a sua versão de Batman. Liga da Justiça de Zack Snyder já mostra esses planos, ao inserir um cameo por parte de Deathstroke, que na spin-off de Batman teria caçado o herói, após descobrir que este na verdade é Bruce Wayne.

No início de 2017, Affleck decidiu sair do projeto, demonstrando estar a ficar cansado de desempenhar o papel no DCEU. Recentemente, o ator/ realizador revelou que uma das razões para se ter distanciado do filme foi o facto de estar na altura a lidar com problemas com o álcool e com o seu casamento.

A versão atual de O Batman já é completamente diferente da original, sendo que o filme agora será realizado por Matt Reeves e irá protagonizar Robert Pattinson. A sua narrativa não se passa no DCEU, sendo que o objetivo é o de lançar uma nova trilogia de filmes de Batman que por agora se manterá num universo mais realista.

Homem de Aço 2

Após Batman V Superman ter sido anunciado como a sequela de Homem de Aço (2013), começou-se a ponderar quando Super-Homem voltaria a ter um filme a solo. Ao longo da década de 2010, foram sendo discutidas várias possibilidade para uma sequela de Homem de Aço que não envolvesse outros heróis. Matthew Vaughn e Christopher McQuarrie chegaram em alturas diferentes a estar envolvidos no projeto. Mas a Warner Bros. optou por não prosseguir com as suas ideias.

Neste momento, está a ser desenvolvido um novo filme de Super-Homem, produzido por J. J. Abrams. Ainda não se sabe se o filme voltará a ter Henry Cavill no papel, pois é possível que seja uma história que tal como O Batman, se passa num universo diferente do DCEU.

Atom

As cementes para um filme de Atom foram plantadas por Zack Snyder no seu Liga da Justiça, que mostrou Ryan Choi a trabalhar como cientista da STAR Labs. O personagem foi nas bandas desenhadas a terceira pessoa a usar o título de Atom, tendo a habilidade de diminuir e aumentar de tamanho.

Este filme ter-se-ia passado na China, com um elenco maioritariamente chinês. Seria um projeto focado principalmente em alcançar o mercado chinês. Este foi um projeto mantido em segredo durante muito tempo, pois Zack Snyder é que finalmente revelou os planos originais de dar um filme a este herói.

Deathstroke

Em 2017, foi anunciado que estava a ser desenvolvido um filme de Deathstroke, realizado por Gareth Evans. A narrativa teria sido uma história de origem e provavelmente teria tido uma forte conexão com O Batman de Ben Affleck.

O personagem aparentemente era muito popular na Warner, visto que para além de potencialmente ser o vilão principal de um filme de Batman e de receber a sua própria spin-off, também havia planos para que este aparecessem em Esquadrão Suicida 2.

Cyborg

Cyborg, interpretado por Ray Fisher, foi um dos personagens mais expandidos em Liga da Justiça de Zack Snyder. O plano original era que o personagem recebesse a mesma atenção que os restantes membros da liga, ao ter a sua história expandida numa spin-off lançada após Liga da Justiça 2.

Devido a Ray Fisher ser uma figura central na investigação que está a ser feita sobre abusos no set de Liga da Justiça por parte de Joss Whedon, e o ator já ter afirmado que se recusa a trabalhar com Walter Hamada, o presidente da DC Films, há uma forte probabilidade que se alguma vez virmos um filme de Cyborg, não seja a versão de Fisher.

Green Lantern Corps.

Zack Snyder originalmente planeava incluir John Stewart no final do seu Liga da Justiça. Mas a Warner tinha outros planos para a franquia, e devido a isso, este não foi incluído. Desde 2014 que está a ser anunciado um projeto com o título Green Lantern Corps. que poderia (ou não) conectar-se a Lanterna Verde (2011).

David S. Goyer e Justin Rhodes foram contratados para escrever um argumento que teria sido baseado numa história de Geoff Johns. Nunca mais houve novidades acerca deste filme, mas a HBO Max está a desenvolver uma série chamada Green Lantern Corps.

Liga da Justiça 2 e 3

Liga da Justiça de Zack Snyder era a grande baleia branca metafórica dos filmes de super-heróis. Fãs finalmente conseguiram que o filme visse a luz do dia, no entanto, a visão do realizador deixa várias portas abertas que só teriam sido fechadas nas duas sequelas seguintes.

Liga da Justiça 2 e 3 teriam apresentado uma narrativa com um final definitivo, no qual todos os heróis da terra se iriam unir para derrotar Darkseid e o seu exército. Também teriam navegado pelo futuro negro alternativo que tem sido mostrado em pesadelos de Batman.

Snyder revelou ainda que no final da sua trilogia, o filho de Clark Kent e Lois Lane ter-se-ia tornado no próximo Batman.

O realizador afirma que ainda está interessado em tornar realidade a sua visão original, mas considera que é pouco provável que isso ainda aconteça.

Author

Um amante de cinema com ambições de se tornar Cinematógrafo. Natural de Faro, Licenciado em Ciências da Comunicação e está de momento a tirar um Mestrado em Estudos Cinematográficos. Cria conteúdo audiovisual para o Cabo Cinético desde 2017 e foi redator para o Espalha-Factos durante 4 anos. Neste momento também é cocriador do podcast Cassete Estragado e do canal de YouTube Lore da Disney com Álvaro Cunha.

Deixa um Comentário!