Darth Vader, teve um papel fundamental no extermino de todos os Jedis. No entanto, houve alguns que conseguiram fugir ás mãos de Darth Vader.

Para quem viu os filmes, sabe que era complicado fugir aos Sith. Tirando o Anakin que acabou por trocar de lado, todos os Jedis passaram a ser um alvo a bater. Na teoria, todos tinham desaparecido mas ao longo dos anos fomos descobrindo que alguns conseguiram escapar deste destino trágico.

Obi-wan Kenobi

Um dos primeiros Jedis que sobrevive nas mãos de Darth Vader é o seu Mentor inicial, Obi-Wan. Os dois enfrentam-se no final do terceiro episódio, na época Obi-Wan procurava que o Anakin deixasse o lado negro de parte.

Esta luta super bem coreografada captou imenso a atenção dos fãs na época. Além disso, é o próprio Obi-Wan que acaba por sair vencedor da batalha, a vitoria foi bem esmagadora e Anakin acaba por ter três dos seus membros amputados.

É verdade que no quarto filme, Darth Vader consegue ter a sua desforra no episodio 4 mas sabemos que pelo menos uma vez, o Obi-wan conseguiu fugir ás mão do Darth Vader. Sendo que durante o filme conseguimos facilmente perceber que era a vontade de Obi-wan morrer naquele momento.

Ahsoka Tano

Ahsoka apareceu pela primeira fez na serie Star Wars: A Guerra dos Clones, ela é a Padawan de Anakin. Depois de viver várias aventuras ao lado do seu Mentor, ela acaba por abandonar a Ordem Jedi depois de ter presenteado um julgamento no qual ela estava inocente.

Alguns anos depois de Anakin se ter tornado Darth Vader, os dois cruzam-se uma vez mais e entram numa grande batalha. A batalha acaba por ter um peso enorme e no final o seu antigo mestre quase termina a sua função.

No momento em que Vader está quase a realizar o seu ataque final, uma personagem puxa Asoka para um portal interdimensional. Apesar de não ser uma vitoria grandiosa, Ahsoka conseguiu sobreviver entrando num mundo central a todos os universos.

Luke Skywalker

Luke Skywalker é o personagem principal da primeira trilogia e é também um dos Jedis mais respeitados na timeline atual de Star Wars.

Filho de Anakin, Luke ainda sofreu um bocadinho nas mãos do seu pai tendo ficado sem mão num dos primeiros confrontos entre pai e filho. Aliás, ele só consegue sobreviver graças á sua ligação com a força que estabelece uma breve telepatia com a sua irmã.

No segundo confronto, Luke parece estar mais bem preparado, apesar de Darth Vader continuar a ser bem superior à habilidade do seu filho. Afinal, o Anakin vem de um tempo onde os Jedis começavam a ser preparados quando ainda eram muito novos.

Nesta batalha Vader acaba por se render ao lado bom da força após ver o seu filho a ser torturado pelo Palpatine. Após ter protegido o seu filho, Anakin olha para o seu filho uma ultima vez antes de morrer.

Cal Kestis

Foi no jogo Star Wars Jedi: Fallen Order que ficamos a conhecer Cal Kestis, um Padawna que inspirava chegar a Jedi. No final do jogo, ele acaba por se encontrar com Vader que luta contra ele numa batalha um bocado injusta.

Afinal Cal tinha acabado de lutar contra a Segunda Irmã Nur e devido a essa derrota, Vader acaba por colocar fim á vida de Nur pela sua derrota. Os dois acabam por ter uma lutam bastante reunida, através de uma pequena ajuda do Android BD-1, ele até conseguiu-se aguentar durante um bom tempo.

Após Vader recuperar o ritmo da batalha, ele acaba por conseguir acertar em Cal no seu abdômen, contudo graças a uma distração ele acaba por conseguir fugir. No jogo, o Jedi usa a força para partir um vidro que segurava uma quantidade enorme de água, Vader acaba por ter que usar o seu poder para conseguir conter o diluvio e é durante esse momento que Cal consegue escapar.

Cere Junda

Ainda dentro do Jogo encontramos Cere, a mentora de Cal Ketsis. Depois reconhecer que tinha tendências a recorrer ao lado negro da força, ela acaba por desistir da sua posição de Jedi.

Durante o jogo, ela teve que lutar contra o Vader com o objetivo de fazer tempo até que o seu aluno chegasse. Contudo, a luta durou pouco e Vader acaba por conseguir derrotá-la rapidamente. No entanto, não seria a ultima vez que se cruzariam.

Já durante a batalha de Call , ela recupera e junta-se a ele. Os dois quase chegam a vencer o Vader. Ao longo da batalha, Vader ainda percebe a habilidade de Cera para o lado negro e naturalmente tenta leva-la para esse lado mas Call consegue convencê-la a não ir em direção ás trevas. No final, os dois acabam por conseguir escapar graças à mesma distração.

Kirak Infil’a

Kiral Infil’a é um outro Mestre Jedi que conseguiu fugir ás mãos de Darth Vader. Diferente da maioria dos Jedis, Kirak foi um dos Jedis que fez o Voto Brash, um juramento que o proibia de interagir com a ordem Jedi.

Os dois cruzam numa lua chamada Al’Doleem, nesta altura ele e os restantes Sith estavam a procurar cristais kyber – Os cristais responsáveis pela criação dos sabres de luz – Kiral era bastante sábio e soube usar a sua inteligência para vencer Vader.

Devido ao corpo robótico de Vader, Kiral decidiu subir uma montanha para ter uma vantagem sobre o seu adversário. Ele sabia que teria dificuldades em subir essa montanha e foi exatamente através desta estratégia que ele acabou por perder o primeiro round.

Os dois voltaram-se a cruzar na cidade de Am’balaar e lutam uma vez mais. Desta vez, o local da batalha foi uma barragem e Vader decidiu usar a barragem contra o Kirak. Como qualquer Jedi, Kirak tentou proteger os cidadãos da cidade e foi exatamente esse momento que criou a oportunidade que Vader precisava para o matar. Apesar de ter perdido a guerra, não deixa de ser um excelente feito escapar com vida no seu primeiro confronto.

Kanan Jarrus E Ezra Bridger

O extermino dos Jedis foi sem duvida dos maiores genocídios apresentado em star wars, e é preciso lembrar que os Jedis não foram os únicos a sofrer. Os Padawan por exemplo também fizeram parte da equação.

Os sensitivos da força que seguissem aquele ideal tornaram-se alvos de toda a republica e Kanan Jarrus foi um deles, um Padawan que conseguiu sobreviver a esse acontecimento. Depois de ter sobrevivido ao grande extermino ele acaba por se juntar a um grupo de rebeldes onde conheceu o jovem Erza Bridger.

Tal como ele, também possui sensibilidade à força e Kanan decidiu ensinar-lhe o que tinha aprendido com a filosofia Jedi. Durante a fuga em Lothal, os dois acabam por se cruzar com Vader que os impede que fugir numa nave imperial.

Aqui conseguimos ver mais o quão Vader estava imersivo nas sombras e chega quase a matar Erza, com a sua própria arma. Através do uso da força, ele ia usar o sabre dela para cortar a própria cabeça. O seu mentor, depressa tentou ajudar a sua Padawan.

Os Sith conseguiram rapidamente controlá-los e se não fossem os seus aliados rebeldes eles não teriam conseguido fugir. É muito possível que sem a intervenção deles, eles acabariam por morrer pelas suas próprias armas.

Author

Criador do Projecto "Sem Bilhete", fanático pelo audio-visual e apaixonado por Animação. Desde muito cedo tenho uma ligação forte com este meio, pois cresci em volta dos filmes que passavam na televisão. Além disso sou também um fã de tecnologia e um coleccionador de VHS.

Deixa um Comentário!