A saga Velocidade Furiosa já percorreu um longo caminho (e uma longa estrada). Originalmente concebida como uma série de filmes sobre a subcultura de corridas ilegais de carros, Velocidade Furiosa foi-se lentamente transformando numa série de filmes de ação que fica mais exagerada a cada capítulo. Justin Lin, realizador de 4 dos filmes da saga e dos 3 próximos filmes, promete que têm planos para acabar a história em grande.

Justin Lin inicialmente realizou Velocidade Furiosa – Ligação Tóquio (2006) e continuou na saga até Velocidade Furiosa 6 (2013), sendo um dos responsáveis pela reinvenção da franquia, que nas suas mãos se foi tornando numas das séries de filmes mais financeiramente bem sucedidas. O seu Velocidade Furiosa 9 ainda só não foi lançado devido à pandemia, mas o realizador já está de olhos postos nos dois capítulos finais da história: Velocidade Furiosa 10 e Velocidade Furiosa 11.

Isto é um marco para a franquia, que até à data não parecia ter um fim em vista:

«Normalmente, quando começávamos, parte da nossa filosofia era que uma sequela não seria uma certeza e por isso faríamos tudo o que pudéssemos para servir esse capítulo, e isso funcionava. Mas eu acho que ao regressar, e eu acho que nos últimos dez anos, eu tenho falado com o Vin sobre o assunto de acabar a saga. Era algo que tínhamos discutido, e devo dizer que ao regressar, esta é a primeira vez que me deixei dizer ‘Okay, vamos falar disto como o capítulo final’. E nós sabíamos que isso ia expandir para mais do que um filme. Por isso, tem sido libertador trabalhar e deixar-nos a nós mesmos pensar dessa forma».

Vin Diesel e Nathalie Emmanuel a preparem-se para fazer mais magia com carros em Velocidade Furiosa 9.

Segundo Lin, várias ideias para expandir os personagens acabavam por não ser usadas devido à falta de tempo. Mas nos últimos filmes, ele planeia que todas as ideias possam ser aproveitadas.

«Este filme podia ter tido 6 horas se quiséssemos porque eu adoro todas estas personagens. E eu acho que muitas vezes quando me sento com cada ator para falar do personagem, é sempre chato que muito do que discutimos nunca acabe por ir para o ecrã. Por isso, ser capaz de revisitar muitas destas personagens para mim foi satisfatório».

Velocidade Furiosa 10 e 11 ainda não têm uma data de lançamento prevista, mas por agora, o 9º filme da saga tem uma data de lançamento prevista para 25 de junho de 2021.

Podem ver o trailer mais recente aqui:

Author

Um amante de cinema com ambições de se tornar Cinematógrafo. Natural de Faro, Licenciado em Ciências da Comunicação e está de momento a tirar um Mestrado em Estudos Cinematográficos. Cria conteúdo audiovisual para o Cabo Cinético desde 2017 e foi redator para o Espalha-Factos durante 4 anos. Neste momento também é cocriador do podcast Cassete Estragado e do canal de YouTube Lore da Disney com Álvaro Cunha.

Deixa um Comentário!